data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) informou nesta sexta-feira que irá retomar, a partir de segunda-feira, dia 27, as internações de novos pacientes eletivos, inclusive os de cirurgias oncológicas.
A decisão foi tomada no final da manhã desta sexta, durante a reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Os procedimentos em pacientes internados estão mantidos, assim como as cirurgias de urgências e emergências.
Na última terça-feira, o hospital suspendeu as cirurgias eletivas passíveis de agendamento, como medida de contenção da propagação da pandemia no ambiente hospitalar. Naquele momento, o Husm enfrentava superlotação do Setor de Urgência e Emergência e lista de espera de pacientes graves que aguardavam leito em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de aumento de trabalhadores da saúde afastados. As cirurgias suspensas serão remarcadas e os pacientes comunicados sobre a nova data.
Jovem precisa de ajuda para custear tratamento após perder parte do rosto
As restrições de acesso, anunciadas com objetivo de reduzir o risco de contágio devido à aglomeração nas dependências do hospital, - como a suspensão de visitas e de acompanhantes - estão sendo, rigorosamente, observadas.
No dia de hoje, a UTI Covid está com os seus 10 leitos ocupados. Os cinco novos leitos - anunciados pela Superintendência na quarta-feira - já estão disponíveis e aguardam habilitação do Estado.